top of page

Animais em condomínios: Direitos e deveres



A presença de animais em condomínios é uma questão polêmica que gera muitas discussões. De um lado, há condôminos que se incomodam com o barulho, o mau cheiro ou a sujeira causados pelos animais. De outro, há condôminos que consideram seus animais membros da família e defendem o direito de tê-los em casa.


A lei brasileira é clara: não é permitido proibir a presença de animais em condomínios. 

O Código Civil prevê que os condôminos têm o direito de usar e gozar da propriedade, inclusive de ter animais domésticos.

No entanto, algumas cláusulas de convenções e regimentos internos de condomínios podem infringir nos direitos dos animais. Por exemplo, cláusulas que proíbem a circulação de animais nos espaços comuns, que obrigam a utilização de focinheira ou que cobram taxas extras para animais podem ser consideradas ilegais.


É importante que os condôminos estejam cientes de seus direitos e deveres em relação aos animais. 

Os tutores de animais devem respeitar as regras do condomínio e manter seus animais sob controle. Isso inclui evitar que eles façam barulho excessivo, causem danos às áreas comuns ou incomodem os outros moradores.


O síndico, por sua vez, deve atuar como mediador entre os condôminos que têm animais e os que não têm.

É importante que ele busque soluções que atendam às necessidades de todos, garantindo o direito de convivência harmoniosa.


Cláusulas de convenções e regimentos internos que infringem nos direitos dos animais

Algumas cláusulas de convenções e regimentos internos de condomínios podem infringir nos direitos dos animais, colocando em risco a convivência harmoniosa entre os moradores. Algumas das cláusulas mais comuns que podem ser consideradas ilegais são:

  • Proibição da circulação de animais nos espaços comuns: essa cláusula é ilegal, pois os animais têm o direito de circular livremente nas áreas comuns do condomínio, desde que não causem perturbação à ordem e à tranquilidade dos demais moradores.

  • Obrigatoriedade da utilização de focinheira: essa cláusula é ilegal, pois a focinheira só é obrigatória para animais que representam perigo à sociedade, como cães de guarda.

  • Cobrança de taxas extras para animais: essa cláusula é ilegal, pois os animais não devem ser tratados como um ônus para os demais moradores.


Como garantir a convivência harmoniosa entre animais e condôminos

Para garantir a convivência harmoniosa entre animais e condôminos, é importante que todos estejam cientes de seus direitos e deveres. Os tutores de animais devem respeitar as regras do condomínio e manter seus animais sob controle. O síndico, por sua vez, deve atuar como mediador entre os condôminos que têm animais e os que não têm.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a convivência entre animais e condôminos:


  • Conheça as regras do seu condomínio. Saiba o que é permitido e o que não é permitido em relação à presença de animais.

  • Educar seu animal. Ensine-o a fazer as necessidades no lugar certo, a não latir excessivamente e a respeitar os outros moradores.

  • Seja um bom vizinho. Evite deixar seu animal sozinho em casa por muito tempo e não o deixe fazer barulho ou sujeira nos espaços comuns.


Com respeito e compreensão, é possível garantir a convivência harmoniosa entre animais e condôminos.


Algumas sugestões para o síndico

O síndico pode tomar algumas medidas para melhorar a convivência entre animais e condôminos, como:


  • Promover reuniões entre moradores que têm animais e moradores que não têm. O objetivo dessas reuniões é promover o diálogo e buscar soluções que atendam às necessidades de todos.

  • Elaborar um código de conduta para animais. Esse código deve definir regras claras sobre o comportamento dos animais nos espaços comuns do condomínio.

  • Oferecer cursos de educação sobre animais. Esses cursos podem ajudar os tutores de animais a entenderem melhor as necessidades de seus pets e a educarem-os para uma convivência harmoniosa.


Com medidas simples, é possível garantir que todos os moradores de um condomínio possam usufruir do espaço de forma tranquila e respeitosa, independentemente de terem ou não animais de estimação.

Comments


local mundial administradora mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial

Visite

Av. João Maurício, 1675

Emp. J. Mesquita Center Sala 402
Manaíra, João Pessoa/PB

 

telefone mundial adm mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial

Ligue

Tel: (83) 3034-9932

WhatsApp: (83) 99390-9951

email mundial mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial
mundial administradora logo condominios servicos sindico profissional gestao condominial
  • Facebook
  • Instagram

2024 por Mond Administradora.

Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page